::UAI Hotéis e Pousadas | ::Releases

Grupo Uai de Hotéis desenvolve ações para potencializar turismo regional

Com dois anos de fundação, o Grupo Uai Hotéis e Pousadas - Sete Lagoas e Região, representando 12 estabelecimentos associados, acredita que a diversidade de eventos culturais, empresariais, esportivos, dentre outros, são os principais fatores de incremento do turismo na cidade segundo seu presidente, Arísio França Jr. "O UAI Hotéis e Pousadas surgiu de uma tendência de união de empresas multissetoriais para proporcionar condições de crescimento constante e em conjunto, sendo o Uai um grupo setorial. Desta forma, nos propomos a gerar desenvolvimento profissional e econômico aos membros e parceiros, unindo forças para fomentar toda a cadeia relacionada ao turismo na região", afirma Arísio.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo concluiu inúmeras tarefas do seu primeiro plano de ação (que compreende o período de 2017 a 2019). "Inicialmente, trabalhamos em três frentes no planejamento do grupo: nossa regularização e constituição oficial; ações internas de profissionalização dos empreendimentos com valorização da cultura de hospitalidade mineira como cursos de capacitação e negociações coletivas com fornecedores; e o fomento da atividade turística de Sete Lagoas e região", enumera Arísio, lembrando que em novembro do ano passado foi feito um roteiro pelas cidades que possuem estabelecimentos associados ao grupo para coletar demandas e potenciais. "Em 2018, iniciamos uma parceria sólida com a Prefeitura, pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Cultura em conjunto com a Fundação responsável pelo UFMG Conecta. É um projeto bastante completo de mapeamento para um diagnóstico mais abrangente sobre as potencialidades turísticas de Sete Lagoas", revela.

Calendário de eventos

O próximo passo do grupo agora, em associação com diversos parceiros, é desenvolver um projeto integrado para criar oportunidades de crescimento econômico por meio de eventos de fins de semana com foco inicial na atração de turistas e visitantes da região metropolitana de Belo Horizonte. "Já estamos trabalhando desde o ano passado para criar uma agenda de eventos mensais coordenados, com uma divulgação centralizada e profissional e com uma legislação que consiga gerar segurança jurídica para promotores de eventos", anuncia Arísio. De fato, desde janeiro deste ano o grupo tem apoiado diversos eventos culturais, empresariais, gastronômicos e esportivos em toda a região.

Associados

Atualmente participam do grupo os hotéis Lago Palace Hotel, Riviera Palace Hotel, Real Hotel, Atlas Hotel, Sete Lagoas Residence Hotel e Hotel Vila Serrana (Sete Lagoas), HC Hotel, Novo Hotel, Maquiné Park Hotel e Pousada Sol Nascente (Paraopeba), Hotel Fazenda Coninho (Inhaúma) e Hotel Fazenda Paraíso dos Pavões (Esmeraldas). Todos, juntos, somam 406 unidades habitacionais como apartamentos, quartos e chalés urbanos e rurais, com capacidade para receber até 991 pessoas. Além disso, os associados possuem mais de 20 espaços de diversos tamanhos para atender a eventos, festas, palestras, reuniões e seminários, incluindo oito restaurantes com capacidade para atender um público acima de 700 pessoas.

A associação conta também com quatro grandes parceiros: ACI, Circuito das Grutas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sete Lagoas e Sebrae Sete Lagoas. Com o tempo, outros parceiros se somaram em alguns projetos como o Santa Helena Valley, Grupo Sinergia, Secretarias de Cultura, Trânsito e Meio Ambiente, comandos locais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, CDL, Sicoob Credisete e diversos órgãos de imprensa da região.